educacaodigitalcanoinhas.blogspot.com
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Brincadeiras das festas juninas
Autor
Luzia ,Rosane e Laura
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Movimento
Expressividade
Educação Infantil
Linguagem oral e escrita
Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Listar brincadeiras que se realizam nas festas juninas (pescaria, tiro ao alvo, argolas etc)
identificar as origens destas brincadeiras;
vivenciar e representar as brincadeiras estudadas.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente vinte minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Numa roda de conversa, investigar as crianças sobre o que já conhecem sobre as brincadeiras dessas festas.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento:
Na roda inicial conversar com os alunos sobre o que já sabem em relação as brincadeiras dos festejos juninos e depois registrar numa folha de papel madeira as primeiras impressões das crianças acerca do que foi falado na roda e expor no mural da sala para que possa ser lido e comparado com o que for sendo estudado em outros momentos.
2º Momento:
Numa roda de conversa sobre o tema em estudo, retomar a leitura da lista construída no momento anterior e combinar com elas o que querem saber/estudar sobre as brincadeiras da tradição das festas juninas e organizar um bilhete para os pais junto às crianças, informando o que estamos estudando e pedindo a colaboração para que possam contribuir com o estudo, pesquisando junto a seu/sua filho(o), as brincadeiras que fazem parte dessas festas do mês de junho. À medida que for sendo construído o texto para os pais, a professora deve estimular as crianças para que possam pensar a escrita das palavras-chave desse texto. Concluído o texto, a professora deve chamar a atenção dos alunos para a leitura do mesmo e enviar aos pais.
3º Momento:
Na roda inicial, levantar as brincadeiras pesquisadas e trazidas para a sala pelas crianças. Organizar uma lista contemplando as brincadeiras que foram trazidas, atentando para a escrita das palavras, considerando e respeitando a forma de pensar a escrita de cada criança. Em seguida pedir que contem quantas brincadeiras foram registradas na lista organizada e escolher algumas delas para pesquisar sua origem e história. Feito isso, o professor deve convidar as crianças para vivenciarem algumas das brincadeiras que emergiram da pesquisa junto aos pais. Para realização do jogo de argolas, professor e crianças podem confeccionar argolas usando garrafa pet e em seguida distribuir alguns objetos pelo chão para as crianças brincarem de lançar com as argolas. Estes mesmos objetos servirão para serem alvo no jogo do tiro ao alvo. Com uma bola que será arremessada, as crianças tentarão derrubar os objetos e poderão contar quantos objetos conseguiram derrubar e quem derrubou mais.
4º Momento:
A professora pode perguntar aos alunos sobre suas preferências pelas brincadeiras vivenciadas no momento anterior. Em seguida a professora deve orientar as crianças para que possam dirigir-se à mesa para fazer o registro da sua brincadeira preferida por meio do desenho. Depois, as crianças deverão fazer uma apresentação do seu desenho, expondo sua brincadeira preferida e justificando sua escolha. Depois, construir um texto coletivo, contemplando o que foi trabalhado com este tema.
Recursos Complementares
Algumas brincadeiras:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwR3idzHfjBxa_B9jAdTjasORjezPt0vajq6TiTpqUtTrjKxdD7uvz5EApVbJkJ3nXzTjo1hvmGyhEuxbaBfcDDsz4toUL1BzHrzcDxp9lel5ki_hDC6jy07FYDTjvQgzln8ryMNszqz3R/s400/DSC04587. JPG&imgrefurl=http://lumiarlageado.blogspot.com/2008_06_05_archive.html&usg=__Sk-HqCi3liNCjepl8lRNLqeEqEY=&h=300&w=400&sz=39&hl=pt-BR&start=1&um=1&itbs=1&tbnid=TqqHHz6yKWzfaM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dbrincadeiras%2Bdas% 2Bfestas%2Bjuninas%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1
Avaliação
A professora deverá avaliar:
o envolvimento das crianças no momento da roda de conversa acerca das brincadeiras;
o envolvimento das crianças na vivência das brincadeiras;
o que aprenderam com este tema de estudo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário