educacaodigitalcanoinhas.blogspot.com
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Projeto o resgate das brincadeiras antigas
PROJETO O RESGATE DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS
LAURA MELNECHENKO IENDRAS
JUSTIFICATIVA
Através de atividades concretas desenvolvendo o raciocínio a interpretação e coordenação motora da criança. Assim levando as crianças participar e vivenciar a colaboração entre elas.
Fazendo assim proporcionar métodos diferenciados de brincadeiras lúdicas, adaptadas para inclusão de crianças especiais.
Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente de um computador, de sua televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que brinquem menos e socializem-se com outras crianças Sendo assim, surge à ideia de uma pratica de mudanças no brincar, com este projeto resgatar as brincadeiras antigas.
Por meio da ludicidade para assim ela reconhecer as condições diferenciadas na sociedade.
A riqueza de um brinquedo consiste na sua capacidade de estimular a imaginação da criança especial. O brinquedo auxilia a criança especial a sentir-se protegida e a superar alguns sentimentos de dor, de frustação ou de perda.
O brinquedo é, portanto, um estimulo para o desenvolvimento físico e mental da criança.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Pesquisar sobre diferentes brincadeiras que existem.
• Proporcionar as brincadeiras. • Ampliar o repertorio musical e de outras brincadeiras de roda.
• Resgatar brincadeiras mais antigas.
• Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local.
• Promover a socialização e interação afetiva entre criança e escola.
• Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima, auto aceitação e autoconhecimento.
RECURSOS DIDÁTICOS
• Peteca;
• Corda;
• Anel;
• Copinhos de iogurte;
• Elásticos;
• Pipa; tesoura, linha, papel de seda, cola e 2 varetas;
• Lata de leite;
• Taco de bets;
• Bola;
• Giz;
• Lenço;
• Cantigas de rodas.
• TNT; Urso
• Caixas de papel; cola
METODOLOGIA
• Telefone sem fio: Às crianças deverão perfurar a parte de baixo dos dois copinhos, passar o fio pelo buraquinho e amarrar um pedaço de palito de fósforo para segurar, de modo que as duas partes de baixo dos copinhos fiquem para o centro. Depois disso com o fio esticado, às crianças deverão conversar pelo telefone, enquanto uma fala a outra escuta, e assim por diante. Nessa brincadeira, o mesmo copo é usado para falar e ouvir.
Obs.: Não pode colocar a mão no fio, pois se isso acontecer o som não irá passar.
Apliquei este projeto com alunos do segundo ano ,eles adorarão ,foi muito bom e gratificante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário